Você pode não conhecer o termo, mas com certeza já teve essa experiência de estar totalmente envolvido com uma atividade que nem viu o tempo passar.
É uma sensação de prazer que te faz esquecer do mundo à sua volta. Você não sente fome, sede, dor, cansaço ou qualquer outra necessidade física.
ℹ️ A explicação científica pra isso é que nosso cérebro não consegue processar muitos dados ao mesmo tempo. Por isso quando atingimos o nível máximo de concentração, não há espaço para processar qualquer outra informação.
Esse conceito foi estudado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi que concluiu que o Flow é o componente chave para a nossa felicidade. Para ele, ser feliz é fazer aquilo que nos traz satisfação.
👉🏼 Pode ser um hobby como desenhar e cozinhar; pode ser uma expressão corporal como dançar ou praticar um esporte; ou até mesmo o próprio estudo de um assunto que você gosta. Pode ser ainda uma atividade que você chama de trabalho, ou seja, você ganha dinheiro fazendo o que você ama.
Descobrir uma atividade que te faz entrar em Flow é descobrir um propósito de vida. É dar *significado* pra vida. É se propor a fazer alguma coisa com excelência, com seu nível máximo de habilidade e performance. 🎯
Nos próximos posts vou falar um pouco sobre como entrar nesse “estado de fluxo” intencionalmente e como o método Flex Planner pode te ajudar nisso! ✌🏼
Publicado originalmente no Instagram.
Pingback: Gráfico para entrar no Estado de Flow | Flex Planner