Gráfico para entrar no Estado de Flow

Gráfico para entrar no Estado de Flow

Após anos de estudos sobre o Flow, os pesquisadores chegaram a esse gráfico de 8 dimensões. ℹ️ Eles identificaram que nossas atividades podem ser classificadas de acordo com o grau de desafio e o nível de habilidade que precisamos ter para executá-las.

O que é Flow e como isso pode te trazer mais motivação?

Você pode não conhecer o termo, mas com certeza já teve essa experiência de estar totalmente envolvido com uma atividade que nem viu o tempo passar. É uma sensação de prazer que te faz esquecer do mundo à sua volta. Você não sente fome, sede, dor, cansaço ou qualquer outra necessidade física. ℹ️ A explicação científica pra isso é que nosso cérebro… Leia mais.


A combinação desses dois fatores gera um sentimento, um estado mental. O que varia de pessoa pra pessoa. O que é um grande desafio pra mim, pode não ser pra você, uma vez que cada um acumula diferentes experiências, conhecimentos e técnicas ao longo da vida. 💎

Sabendo disso, podemos mudar nosso comportamento. Seja porque você está procrastinando muito, seja porque você quer dar mais significado pra sua vida. ❤️ No primeiro caso, podemos identificar dois tipos de tarefas que nos fazem procrastinar:

👉🏼 Tarefas que provocam *ansiedade e preocupação* significam que temos que melhorar nossas habilidades ou fracionar em partes para ficar mais claro e fácil;
👉🏼 Já tarefas que precisam ser realizadas e que nos provoca *tédio ou relaxamento*, precisam se tornar um desafio maior, como cronometrar o tempo.

No segundo caso, podemos descobrir como tornar as atividades mais prazerosas. Ou seja, entrar no estado de Flow intencionalmente e melhorar nossa performance. Segundo Mihaly:

👉🏼 O estado de *excitação* já é ótimo, porque isso nos tira da zona de conforto em busca de mais habilidade.
👉🏼 O estado de *controle* também é bom, pois nos sentimos confortáveis ao dominar a tarefa.

🎯 E quando atingimos o equilíbrio entre desafio e habilidade.. quando nossa concentração está tão alta que nosso cérebro não consegue processar outras sensações físicas do nosso corpo… isso significa que entramos em Flow!

O estado de *apatia* pra mim é um dos mais preocupantes. É quando nos jogamos no sofá e ficamos assistindo TV, quando baixamos um joguinho viciante no celular, quando ficamos horas no Instagram assistindo outras pessoas viverem suas vidas. Qualquer coisa que não nos exige nenhum esforço, pode ser desestressante, mas acaba nos levando pra um buraco negro que é difícil de sair! 🕳️💤

Conta pra gente se você já usa esse gráfico no seu dia a dia e como ele te ajuda a ser mais produtivo! 😎

Publicado originalmente no Instagram.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho

Newsletter

Promoções & Novidades

Cadastre seu email para receber antes de todo mundo! ♥

Abrir no whatsapp
1
Olá! Precisa de ajuda?
Powered by