Como usar seu planner para desenvolver a inteligência emocional

Como usar seu planner para desenvolver a inteligência emocional

Tanto se fala sobre inteligência emocional e sua importância para alcançar o sucesso… Mas como desenvolver essa habilidade no dia a dia?

Identificar e compreender nossos sentimentos é o desafio de ser humano, que passa por frustrações ao longo da vida, que precisa aprender a lidar com outras pessoas, a controlar os impulsos e ainda se manter motivado dia após dia sem se perder no caminho.

Você pode fazer um curso, contratar um coach, fazer uma terapia, ler artigos sobre esse assunto.. Mas só o autoconhecimento vai te ajudar a lidar com suas emoções.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ter um planner pode te ajudar nessa missão! 😎

1️⃣ Registre suas emoções com um insert de controle de humor. Você pode definir níveis de sentimentos por seu valor. Por exemplo: positivo (motivado, feliz); neutro (normal, indiferente) e negativo (sensível, irritado, desanimado). Use uma cor para cada estado e no final de um mês ou de um ano, você vai ter uma balanço de como estava se sentindo naquele período.

2️⃣ Faça uma lista identificando as situações que te tiram do eixo. Isso te ajuda a perceber quando algum acontecimento recorrente te deixa impaciente. A ideia é começar a prever os momentos que te fazem perder o controle. Mas não sofra por antecipação. Em vez disso, comece a pensar em como deve agir de forma racional.

3️⃣ Anote o que te ajuda a controlar as emoções. Existem várias técnicas, mas você precisa descobrir o que funciona com você. Dê uma pausa, uma volta no quarteirão, coma uma balinha, desabafe com um amigo, respire fundo, leia um livro, tome uma taça de vinho.. Só não crie desculpas para justificar hábitos ruins e procrastinar.

4️⃣ Processe suas emoções negativas através da escrita. Pegue algumas folhas em branco (pontilhada, quadriculada..) e desabafe consigo mesmo. Fale tudo o que você não falaria com um amigo. Seja honesto. Abra seu coração. Se tiver medo, use um aplicativo com senha como o Evernote. Manter esse hábito vai te ajudar no autoconhecimento.

E você? O que faz para desenvolver a inteligência emocional? Compartilha esse post com um amigo 👇🏼😊

Publicado originalmente no Instagram @flexplanner

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho

Newsletter

Promoções & Novidades

Cadastre seu email para receber antes de todo mundo! ♥

Abrir no whatsapp
1
Olá! Precisa de ajuda?
Powered by