Quem já se sentiu perdido, com tanta coisa pra fazer que não sabia por onde começar? 🙋🏻♀️🙈
Eu ainda não descobri uma solução definitiva pra esses dias, mas vou compartilhar algumas técnicas que me ajudam muito. ⚠️ A grande dificuldade é definir o que é prioridade num mar de tarefas pessoais, profissionais, trabalho, arrumação de casa, saúde, projetos, etc. O primeiro ponto que eu acredito é entender como qualificar uma tarefa como urgente e importante.
👉🏼 𝗨𝗿𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲 é tudo aquilo que tem prazo limite ou que precisa ser feito o quanto antes para não gerar algum tipo de prejuízo. É a inscrição em um curso, a data de entrega de uma apresentação, o lançamento de um projeto, etc.
👉🏼 𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 são todas aquelas tarefas que vão te trazer algum resultado, impactando sua vida positivamente. Pode estar relacionada ao trabalho, saúde, relacionamentos, sonhos e objetivos de vida.
💎 Por isso que o canvas Matriz de Prioridades tem sido muito útil. Porque consigo usar post-its e classificar minhas tarefas em um dos quadrantes. Isso me ajuda a ver por onde começar (veja a segunda imagem do post)
🎯 Você precisa saber para onde quer ir e traçar mini metas até chegar a uma meta final. E fazer um planejamento antes do mês ou semana começar. Sem fazer essas duas coisas, você passa seus dias apagando incêndios, só fazendo tarefas que se tornaram urgentes.
📥 Outra dica que é do GTD.. Tenha uma folha de caixa de entrada para tirar tudo que está na sua cabeça. Pensamentos, ideias, tarefas, coisas a fazer.. Com tudo anotado, você não fica com aquela sensação de “não posso esquecer de fazer isso”. Quando você materializa em palavras você consegue decidir melhor o que fazer com aquela informação.
🚷 Última dica: aprender a dizer não. Colocar-se em primeiro lugar e não se sentir culpado por isso. Alguém te pediu ajuda, mas você está com o prazo apertado para entregar um trabalho? Avalie se vale a pena abandonar o seu planejamento do dia.
Espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma forma! ❤️ Se você tem alguma dúvida, manda mensagem! 😊
Publicado originalmente no instagram @flexplanner