Como evitar a procrastinação

Como evitar a procrastinação

“Amanhã eu vejo isso”, “Hoje eu não tô afim”, “Ainda tenho tempo”, “Por que eu não fiz isso antes?”.. Quem nunca?

Procrastinar é adiar alguma coisa que poderia ter sido feita logo. E quando há um ciclo vicioso, isso gera frustração, vergonha, baixa autoestima e desmotivação. No meu entender, a procrastinação se divide em:

👉🏼 Coisas relativamente fáceis que acha que vai fazer rápido (às vezes dá tempo de fazer na véspera, às vezes era mais complicado ou surge um imprevisto);
👉🏼 Coisas que são complexas e que não sabe muito bem por onde começar (quando depende de várias pequenas ações ou de habilidades e conhecimentos que você não domina tanto);
👉🏼 Coisas que não são consideradas nem fáceis e nem difíceis, o problema é o medo de falhar, de dar errado. Tem a ver com insegurança, medo, ansiedade ou outro fator psicológico. Também pode ser uma decisão que você não está preparado para tomar.

Quando você for escrever a mesma tarefa pela 3ª vez, não faça isso de imediato. Descubra a causa e será mais fácil de contornar. Avalie a tarefa:

✅ Se for fácil, se desafie com uma meta: terminar em 30min, 1h. Use o cronômetro ou um app de Pomodoro.
✅ Se for difícil, fracione o item em 2 ou mais partes – para ficar mais claro qual a ação você deve realizar.
✅ Se depende de uma insegurança, um medo ou ansiedade.. Escreva a importância de realizar a tarefa, no que espera como resultado e no que perde se não concluir.

Às vezes quando não existe um prazo, empurramos com a barriga. Acontece com projetos pessoais que não vão gerar prejuízos se você não fizer nada, mas vão trazer muitos benefícios se você vencer seu eu-procrastinador.

Não crie desculpas como “Hoje não tô afim” para adiar. Se você se esforçar, vai ser muito mais recompensador. Eu vejo a preguiça como um buraco negro. Se você se entregar à ela, já era. Tome uma xícara de café e faça de uma vez. Entenda que: não há resultado sem esforço!

Todo mundo procrastina. A diferença é o que você faz em relação à isso! Não use a genética como desculpa, o tempo chuvoso, a noite mal dormida, a lua fora de curso.. Não espere as condições ideais para ter controle sobre sua vida.

Publicado originalmente no Instagram:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho

Newsletter

Promoções & Novidades

Cadastre seu email para receber antes de todo mundo! ♥

Abrir no whatsapp
1
Olá! Precisa de ajuda?
Powered by