Kanban: como organizar as tarefas com esse método

Kanban: como organizar as tarefas com esse método

Como usar esse método maravilhoso de organização do fluxo de trabalho que diversas empresas ao redor do mundo estão usando? 👇🏼

O Kanban é ótimo para acompanhar o andamento das tarefas de maneira visual. Usando cartões (ou post-its) e um quadro (ou um canvas plastificado que é exclusivo do Flex Planner) você consegue mapear o fluxo do seu trabalho.

Basta identificar por quais etapas suas tarefas passam. Por exemplo:
👉🏼 Para organizar assuntos que precisa estudar, você pode dividir em leitura, resumo e exercícios.
👉🏼 Se você trabalha para alguém, você pode dividir em briefing, execução, avaliação, ajustes e entrega.
👉🏼 Se quiser algo genérico, você pode usar 3 colunas (a fazer, fazendo e feito) ou 5 colunas como usamos!
Com 5 colunas você consegue identificar tarefas que estão agarradas no meio do processo. Isso te ajuda a procrastinar menos!

1️⃣ Pendente: não coloque tarefas demais para não te sobrecarregar. Determine um tempo de duração: tarefas do dia, da semana ou de um projeto com data de entrega. Use o planner para registrar o que não vai ser feito naquele período.
2️⃣ Planejando: quando você começa a pensar na tarefa. Isso vale pra quem precisa buscar referências para executar um trabalho mais inspirado. Ou precisa pensar nas subtarefas. Tem mais a ver com seu planejamento e disposição em fazer, do que com a ação de fazer.
3️⃣ Fazendo: é a execução da tarefa.
4️⃣ Terminando: às vezes a gente começa as coisas e enrola pra terminar. Quando vemos a tarefa nessa coluna, você vê que falta só um pouquinho pra você se livrar daquilo.
5️⃣ Pronto! Comemore o fim de cada tarefa. Principalmente aquelas chatas que não tem como fugir. 🤷🏻‍♀️😂

Com o tempo você vai ajustando o método à sua rotina. Utilize um código de cores para te ajudar a priorizar as tarefas urgentes. Tendo mais clareza do que precisa ser feito e no tempo disponível, sua produtividade vai aumentar muito!

Como surgiu o Kanban?

ℹ️ O Kanban surgiu na década de 60 graças à Toyota que tinha um modelo de produção chamado Just in Time. O objetivo era otimizar os processos para agilizar a produção e eliminar estoques. A ideia era produzir só o necessário a fim de reduzir o desperdício de trabalho, insumos, tempo, etc. 

Hoje em dias diversos tipos de empresa estão usando esse sistema, especialmente as de tecnologia que estão sempre correndo contra o tempo! Quando um projeto depende do desempenho de uma equipe, uma boa gestão de tarefas é essencial para que tudo dê certo! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho

Newsletter

Promoções & Novidades

Cadastre seu email para receber antes de todo mundo! ♥

Abrir no whatsapp
1
Olá! Precisa de ajuda?
Powered by