Como usar o método SMART para traçar metas realistas

Como usar o método SMART para traçar metas realistas

No post sobre planejamento pessoal, falamos sobre a importância de definir metas para atingir nossos objetivos. E a melhor forma de criar metas mais realistas é usar o método 🅢🅜🅐🅡🅣!

👉🏼 Indo direto ao assunto.. Cada letra representa um atributo. É só ir respondendo as perguntas:

🅢: específica ¬ defina uma meta clara e objetiva, sem deixar margem para dúvidas quando for atingida. Pense em como você vai fazer para chegar lá e se há outras pessoas envolvidas no processo. Então 𝗼 𝗾𝘂𝗲, 𝗰𝗼𝗺𝗼 e 𝗾𝘂𝗲𝗺 vai te ajudar a alcançar essa meta?

🅜: mensurável ¬ estabeleça uma quantidade que você espera como resultado para que seja possível calcular seu progresso. Então 𝗾𝘂𝗮𝗻𝘁𝗼 você quer atingir do seu objetivo?

🅐: alcançável ¬ não adianta determinar algo que parece muito distante da realidade. Às vezes sabemos onde queremos chegar, mas se o caminho é um pouco longo, o ideal é dividir em pequenas metas. Nem muito fácil, nem difícil. Então você 𝗮𝗰𝗿𝗲𝗱𝗶𝘁𝗮 que é possível alcançar essa meta?

🅡: relevante ¬ escolha uma meta que vai impactar positivamente sua vida. Não para corresponder a expectativa de outras pessoas. A meta tem que ter significado pra você. Não adianta o esforço se você não se sentir realizado no final das contas. Então 𝗽𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲 você quer essa meta?

🅣: temporal ¬ determine um prazo, uma data final. Quando não definimos uma janela de tempo máxima, significa que a meta não tem urgência e que pode ser daqui a uma semana, um mês, um ano, dez anos… O que pode ser para qualquer dia, acaba sendo pra dia nenhum. Então 𝗾𝘂𝗮𝗻𝗱𝗼 você quer atingir essa meta?

✈️ Então se eu quero juntar dinheiro para fazer uma viagem internacional.. Eu preciso definir para onde eu quero ir, quem vai comigo, quanto de dinheiro preciso e até que data preciso juntar. 🍎 Se quero emagrecer: “quero perder 5kgs até o final do ano, praticando exercícios físicos 3x na semana e contando com a ajuda de um nutricionista”. E por aí vai..

Depois de ter as metas definidas, você cria o plano de ação. Se quiser saber mais sobre isso é só ir lá no post sobre planejamento pessoal ou no site flexplanner.com.br 😊

Publicado originalmente no Instagram @flexplanner

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho

Newsletter

Promoções & Novidades

Cadastre seu email para receber antes de todo mundo! ♥

Abrir no whatsapp
1
Olá! Precisa de ajuda?
Powered by